Professora de Árabe Clássico

Minha foto
A minha intenção é levar o idioma árabe para todos os que tem amor a cultura árabe.

segunda-feira, junho 01, 2015

APRENDENDO OS DESENHOS DE ALGUMAS LETRAS



Letra mim (M) e Suas Nuances 

م


Na escrita do idioma árabe existem algumas letras que muitas vezes ficam difíceis de serem identificadas devido a forma como são escritas ou seja, digitadas.Para acabar com isto, resolvi fazer uma demonstração. 

Sendo assim não haverá dificuldades para ler desde que o estudante saiba desenhá-las muito bem. E isto é muito importante!Porque?

A letra mim, ou seja, a letra M no alfabeto árabe tem 4 desenhos diferentes a partir do início da palavra.

O estudante precisa aprender estes desenhos, do contrário não conseguirá ler as palavras corretamente.


Vamos aos desenhos das 4 posições: Fonte Arial
  
Final não  ligada            Final ligada                 Medial             Inicial



مَرِيْضٌ     عِمَارَةٌ                 عَمٌّ                    أُمٌّ


     

Olhando assim, fica super fácil identificar a letra Mim que está em vermelho em suas posições. 

Acontece que esta é uma fonte simples. Existem várias fontes e maneiras de se digitar e as mais comuns dos livros de gramática árabe são: Traditional Arabic e
Arabic Typesetting

 Esta é a  TRADITIONAL ARABIC



Final não ligada        Final ligada             Medial                 Inicial
 

   
مَرِيْضٌ                  عِمَارَةٌ              عَمٌّ                  أُم          



Até agora não vimos muitas mudanças. A letra mim está mais arredondada e é uma fonte menor.


Agora estou usando a fonte Arabic Typesetting o que modifica o desenho da letra mim e é a fonte utilizada na maioria dos livros didáticos.


Final não ligada           Final ligada         Medial             Inicial

      
 
  مَرِيْضٌ                    عِمَارَةٌ                          عَمٌّ                       أُمٌّ


 

Agora vou retirar as vogais e a escrita vai modificar e se o estudante não souber muito bem o desenho de todas as letras do alfabeto árabe, não conseguirá ler nada.

Observe:

Final não ligada             Final ligada         Medial             Inicial

مريض                    عمارة                       عم                          أم    




Como vocês podem ver ocorreu uma modificação significativa e estas modificações nos desenhos pegam o estudante que não memorizou bem todas as formas as quais as letras são desenhadas. Isso  dificulta a boa compreensão da palavra escrita, imaginem em um texto!

Mas esta explanação não acabou aqui! É necessário mostrar a vocês, como fica a letra mim com o artigo definido. Em algumas fontes ele modifica de tal maneira que se torna imperceptível! 
Por isso que sou uma explicadora exigente! Aluno meu não avança antes de saber desenhar todas as letras e conhecê-las em suas formas diferenciadas.

Observe a letra MIM com o artigo definido:




Arial  
 المَسجِدُ



Traditional Arabic   
         Em vermelho   a letra mim.المسْجِدُ

 Arabic Typesetting  com e sem vogal


Em vermelho   a letra mim المَسْجِدُ   المسجد 

Entenderam agora porque é importante conhecer bem as letras?  

Outras nuances também surgem com elas e são nuances que percebo grande dificuldade do aluno que quer avançar e não seguir meus conselhos: 
Se dá com a letra mim, e a letra ta.

Observem estes fonemas abaixo :Vocês seriam capazes de identificar todas as letras? Quem vem primeiro? Vocês conhecem o livro :
Where's Wally? ( Onde está Wally?) Agora eu lanço o desafio: Where's Mim? - Onde está o Mim? E quais são as letras que na ordem da escrita árabe- da direita para esquerda.


 

   تمب            يمب          صمر         مجن     لمب      محظ    ثمك       

Vou deixar vocês pensarem um pouco, ok?
Depois continuarei com esta explicação.


Haniya
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário