Professora de Árabe Clássico

Minha foto
A minha intenção é levar o idioma árabe para todos os que tem amor a cultura árabe.

sábado, junho 27, 2015

O IDIOMA ÁRABE FAZ MUITO BEM PARA O SEU CÉREBRO

Olá amigos e alunos, antes gostaria de explicar que não posto com muita frequência porque faço aulas a semana toda inclusive aos sábados, portanto se torna inviável escrever sempre. Pelo menos uma vez por semana vou tentar manter meu blog com informações bem interessantes para todos vocês. 

Hoje por exemplo, é um desses dias. A informação é muito legal, porque o idioma árabe vai ajudar a qualquer pessoa de qualquer idade a desenvolver seus neurônios, multiplicando-os. Sim, isso é verdade! Então você pergunta: - Como? Eu respondo: árabe é desenho.
Vamos entender essa questão:
O cérebro ainda é um órgão do corpo humano, que está envolvido em muitos estudos. Mas o que até agora foi realmente esclarecido é que, para uma pessoa sentir-se "poderosa" ou seja, com uma memória invejável e até um QI aumentado, ela precisa desenvolver alguns hábitos importantes em sua vida. 
Sabemos também que não utilizamos nossa capacidade mental, isto é, 100% de todo o potencial que deveríamos utilizar.Só utilizamos 10%! Imagine!
Alguns comentários circulam pela internet, onde explicam que, com alguns exercícios é possível “treinar” o cérebro para ativar as regiões inativas da massa cinzenta e, dessa forma, desempenhar inúmeras tarefas inatas ao homem como, por exemplo, a telecinesia, a premonição e/ou uma “super memória“! Claro que isso é fabuloso, mas o que me proponho aqui é apenas esclarecer que qualquer pessoa pode desenvolver suas aptidões de QI e memória, mantendo ambos saudáveis até idade avançada. E quando digo idade avançada, é avançada mesmo!!!

Vamos conhecer alguns desses hábitos:

1) Meditação: Ajuda a aumentar o QI, assim como elimina o nível  do estresse ajudando a desenvolver um melhor desenvolvimento  do cérebro. A meditação ativa o “córtex pré-frontal” do cérebro, uma área responsável pela capacidade de pensamento avançado.

Isso é verdade, e eu aprendi a meditar. Embora eu seja ativa 24 horas do dia, senti que precisava parar um pouco e relaxar. 
Daí surge uma outra questão. você vai se perguntar o que uma professora de árabe em um blog sobre Os Estudos do Idioma Árabe, muçulmana, está postando sobre o cérebro, sobre meditação etc e tal.  
É porque além de ser uma professora de árabe, sou culta, adoro ler, e um dos pilares do verdadeiro islã é o conhecimento. quando percebo que uma atitude pode ajudar a tantas pessoas, porque não compartilhar as experiências positivas?
E o fato de ser muçulmana não me impede de não só meditar como ouvir alguns mantras para este fim. Aprecio muitos mantras budistas e os ouço sempre que posso não só quando medito. E se voltarmos ao passado e a história, lembro a todos, que o Profeta Muhammad (saw) era chefe de uma caravana. E é claro que viajando pela rota da seda ele teve contato com muitas culturas diferentes  com as quais ele se inspirou.
Imagino que vocês estejam doidos para saber qual mantra estou ouvindo no momento. E claro! Vocês escutarão também. Olha que imagem linda!Todas as áreas do cérebro sendo ativadas!

2) Faça um desenho: Desenhar estimula o hemisfério direito do cérebro e inspira a criatividade. Pegue seus lápis de cor e comece a desenhar o caminho para um cérebro poderoso.
Entenderam porque o árabe, o persa, o mandarim, o japonês, o hebraico ou seja, todos os idiomas que implicam em desenho são interessantes e estimulam o cérebro? Atualmente, o mundo tem 743 milhões de adultos iletrados. 2 entre 3 são mulheres. A Índia  está na primeira posição, seguida por China e Paquistão. O ranking é dominado por nações pobres e em desenvolvimento.
O Brasil está amargando a oitava posição, lamentável!

O árabe e o Persa que são parecidos: Que beleza!



Caligrafia chinesa - Ideogramas. Lindo!
3) Aprenda uma nova língua: Aprender acrescenta mais estrutura para o cérebro e melhora os centros da fala do cérebro. Nunca é tarde para aprender um novo idioma.
4) A respiração: Respirar  profundamente, aumenta os níveis de oxigênio e de fluxo sanguíneo para o cérebro. 10 a 15 minutos de respiração profunda diárias podem fazer uma enorme diferença na sua qualidade de vida e potencial de funcionamento do cérebro.

5) Rir é o melhor remédio:  O riso provoca a liberação natural de endorfinas do cérebro – substâncias químicas que amenizam a dor e aumentam o bem-estar geral. O riso é um bem conhecido, redutor de estresse natural.
Mas chorar quando se tem vontade também é muito positivo. Chorar cura as emoções e promove a circulação saudável dentro do cérebro. Aqueles que são capazes de chorar realmente estão limpando o interior de seu cérebro, que é outra maneira muito saudável para aumentar o poder do cérebro.
6) Beba vinho tinto: O álcool com moderação tem sido provado por fazer bem para o cérebro. Por quê? É rico em antioxidantes – substâncias químicas que realmente protegem o cérebro! Uma taça por dia para mulheres e duas para os homens é geralmente considerado uma quantidade saudável.

7) Mantenha-se estudando algo : Se você é um estudante, as chances são boas para você aumentar seu poder cerebral! Ocupando-se com as  tarefas  escolares,ou de cursinhos particulares, isto significa dar a seu cérebro um bom treino nas áreas de autodisciplina, aprendizado e processamento mental. Permaneça estudando sempre, ou faça alguma coisa para estar sempre aprendendo algo novo!

18) Escreva um artigo: A escrita está ligada a uma memória melhor e expressão de pensamentos. Quando você escreve, você está fortalecendo a capacidade natural do seu cérebro para transmitir pensamentos e sentimentos. Escrever é uma ótima maneira de exercitar a sua capacidade de analisar e construir um processo de pensamento com raciocínio crítico. Revistas, agendas, entradas de blog e histórias de escrita são formas fenomenais para preencher seu cérebro.

19) Pinte um quadro: A pintura é um exercício que recebe o pleno funcionamento do lado direito do cérebro e melhora o seu lado criativo. Se você não tentou pintar um quadro ainda, é horas para fazê-lo. Você precisa deixar sua mente leve e solta, para criar e geralmente o que ajuda muito é pintar ouvindo música. Solte sua criatividade e emoções através das cores das tintas!
Eu adoro pintar! Mas como fico ocupada a semana toda com as aulas de árabe, não tenho como espalhar pincéis e tintas porque isso realmente ocupa bastante espaço. Então eu pinto sim, crio e muito aqui, através da tablet, uma mesa digitalizadora para ilustradores. E desenvolvi uma técnica de criar paisagens que chamo de TRAÇOS.  Através dela, rabiscando muito e usando a borracha para dar as formas que desejo. Vejam que legal!

Então, agora é a sua vez! Comece a trabalhar sua mente! Comece a aumentar o seu QI e sua capacidade de memória, não é assim tão difícil!

Deixo aqui um e-mail alternativo para vocês:
raniya_arabe@hotmail.com

Raniya

Nenhum comentário:

Postar um comentário