Professora de Árabe Clássico

Minha foto
A minha intenção é levar o idioma árabe para todos os que tem amor a cultura árabe.

quinta-feira, maio 21, 2015

CURIOSIDADES DO MUNDO ÁRABE 2

Amigos, hoje venho com uma novidade incrível!
Vocês nem fazem ideia da história que vou lhes contar.
Se trata da História da Civilização Árabe e do Brasil desde A Idade Média

Vou falar um pouco a respeito desta figura incrível que se chamava Bralj-Ibn ou ( BRASILE).

Talvez você esteja pensando que não vale a leitura por se tratar de um árabe de tempos tão distante. Mas saiba que  o Brasil tem este nome, devido a este árabe e não ao pau- Brasil como todos aprenderam na escola. 

Sendo assim,era para que todos os brasileiros fossem muçulmanos. Incrível não? 

No ano de 673 ou 675, provavelmente, deve ter nascido Bralj-Ibn, na cidade de Colchair,  na Arábia. Aquele que consideramos nesta pesquisa histórica a figura mais célebre dos Omniades, na sua longa e triunfante campanha em AL-Andalus.
Muito embora a história tenha apagado seu nome e sejam somente revelados informes bastante insuficientes sobre a sua projeção no cenário do mundo ocidental, alguns historiadores deram notícias suas.

Leia-se o nosso livro A origem da Palavra Brasil  e analisem-se cuidadosamente todos aqueles acontecimentos, e depois, juntem-se as passagens da Historia deste livro, para se fazer um justo e imparcial julgamento sobre o conteúdo das nossas afirmações.

Foi o grande historiador português Alexandre Herculano quem soube transmitir para a posteridade essa futura extraordinária que foi Bralj-Ibn ( Brasile).

Na verdade, Bralj foi um notável caudilho árabe. Soube arrebatar o inimigo a coroa para se coroar a si próprio. Segundo Herculano, na sua História de Portugal ( pág.358,vol.VIII),"ele fez-se proclamar governador de Espanha"(12).

Também o historiador francês V.Duruy, na sua Histoire Generale (pág.231),assim afirma: "Un seul Omniade, echappé á lá proscrition, s'enfuit en Espagne, et y eleva le Kalifat d'Ocident ou de Cordone"(13).

São pois duas testemunhas notáveis sobre aquela afirmação. A longa distância dos séculos não fez desaparecer sua obra, sendo ela ainda maior por estar seu nome vinculado à nossa terra.

Até mesmo no entrelaçamento dos negócios políticos com a doutrina da Igreja, a fugira de Bralj teve qualquer semelhança com a de Napoleão Bonaparte, que mil anos depois, como Imperador dos franceses, também se coroou a si próprio.

No link abaixo você poderão completar com surpresa a história deste personagem que julgo muito importante para o conhecimento dos brasileiros.

A atuação de Bralj,nas salas escolares e centros universitários, mais tarde, veio a demonstrar a sensibilidade que lhe era inerente.
Formado em ciências e artes, como cursos da escola militar, havia também obtido todas as promoções no grau de cavaleiro e terminado o curriculum superior, quando foi nomeado capitão(695).
Mas foi tal sua demonstração como soldado nas fileiras do exercito muçulmano, que foi distinguido no posto de general para o comando das frotas sírias, na arrancada do jugo árabe no Ocidente,Estava com 25 anos (699).

Existem razões profundas para se poder afirmar que o general Bralj-Ibn foi uma figura extraordinária de muçulmano. Ele soube impressionar as multidões guerreiras que o acompanharam na jornada de Córdoba. Soube também impressionar o Vaticano, com suas afirmações nas dissensões políticas e religiosas. Foi, entretanto, esquecido por muitos " historiadores ocidentais", mas não foi possível ser esquecido para a posteridade pelos seus feitos de administrador e guerreiro.


Para que você conheça mais sobre BRAJ-IBN - BRASILE , entre no link abaixo onde há uma narrativa mais completa de toda sua história.

Boa leitura! 

http://www.piracuruca.com/index.php/arqueologia-etnografia-e-pre-histori/267-arabes-no-piaui-antes-da-descoberta-do-brasil




Nenhum comentário:

Postar um comentário